Deprecated: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)` in /home/techtransfer/public_html/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/editors/class-vc-frontend-editor.php on line 646
Os Plásticos do Futuro: mais inteligentes, mais inovadores e mais sustentáveis | Tech Transfer
Os Plásticos do Futuro: mais inteligentes, mais inovadores e mais sustentáveis

scroll down

Os Plásticos do Futuro: mais inteligentes, mais inovadores e mais sustentáveis

Conferência Tech Transfer, promovida pelo PIEP, reuniu indústria provando que os plásticos estão à altura dos desafios do futuro.

No passado dia 30 de novembro, o PIEP levou a debate os desafios de futuro dos plásticos numa conferência que se realizou no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, e que reuniu representantes da indústria, do ensino, investigação e associações setoriais.

A sessão de abertura da iniciativa, que marca o arranque do projeto – Tech Transfer – Plastics for Future – contou com a presença do Conselho de Administração do PIEP, na pessoa do Professor Carlos Alves Bernardo, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, o Diretor do Projeto, Bruno Pereira da Silva e João Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Transição Energética que deu o mote para o primeiro painel sobre Economia Circular.

Diante de uma plateia de especialistas João Matos Fernandes apontou como caminho a aposta na inovação que “deve assentar na construção de novos materiais” tendo aproveitado o momento para apresentar o Plano de Ação para a Economia Circular, “âmbito da estratégia a seguir até 2020 que tem como objetivo redefinir o conceito de fim de vida da economia linear, assente na produção e eliminação de resíduos, apostando nos conceitos de reutilização, reparação e renovação de materiais e energia”. “Precisamos de o abordar de maneira circular, reduzindo o uso de produtos descartáveis”, salientou.

No arranque dos trabalhos, Tiago Oliveira, Senior Project Manager da SONAE, inaugurou o painel da Economia Circular e Sustentabilidade e expôs o projeto europeu YPACK que propõe desenvolver uma nova geração de embalagens biodegradáveis, num contexto de combate ao desperdício alimentar e respondendo aos novos desafios para a sustentabilidade ambiental.

A multinacional Plastipack, terceiro maior produtor de embalagens a nível mundial, marcou presença na iniciativa apresentando uma solução Bottle to Bottle de PET reciclado. Pedro Martins, Global Accounts Director da empresa, na sua intervenção fez uma demonstração clara de que a economia circular no sector da embalagem é possível, quando existe um processo de separação, recolha e tratamento funcional.

Foram, também, apresentados caminhos para um futuro cada vez mais digital e conectado onde os plásticos têm um papel importante no desenvolvimento de soluções mais inteligentes e inovadoras. O painel dedicado ao Materiais e Tecnologias na 4.ª Revolução Industrial teve início com a apresentação do DTx – Digital Transformation CoLab pela voz do seu Presidente, António M. Cunha.

Gustavo R. Dias, CEO da empresa Critical Materials, abordou a área da digitalização de materiais apresentando o percurso da empresa no desenvolvimento de soluções avançadas.

A encerrar o painel, Júlio Viana, Diretor do Instituto de Polímeros e Compósitos da Universidade do Minho, demonstrou a importância deste centro de investigação científica no desenvolvimento de materiais e tecnologias para o setor dos Plásticos e Compósitos.

No painel dedicado à mobilidade, Pedro Bernardo, Section Manager for Infotainment da Bosch, destacou a iniciativa em curso “Clube de Fornecedores Bosch” dedicada à qualificação de rede de fornecedores, promovida pelo Portugal 2020, onde empresas do sector dos plásticos estão inseridas, de modo a se capacitarem para aqueles que são os desafios tecnológicos do setor automóvel.

Por seu turno, Bruno Machado, Business Development Director da empresa Novares, dedicou a sua intervenção ao percurso da empresa, firmando a sua posição no futuro dos materiais plásticos no setor de interiores automóvel.

A fechar o painel, o CEiiA – Centre of Engineering and Product Development representado pela CTO Helena Silva, abordou as novas indústrias da mobilidade e a importância dos centros de investigação tecnológica para o seu desenvolvimento.

Pedro Colaço, Presidente da Associação Portuguesa da Indústria dos Plásticos, abriu o painel dedicado ao setor dos Plásticos e Compósitos em Portugal, numa ótica de desmistificação do estigma que os plásticos enfrentam na atualidade, debruçando-se na representatividade do sector na economia nacional e no contributo da APIP, enquanto associação setorial.

A Associação Nacional da Indústria dos Moldes – CEFAMOL, também marcou presença com a intervenção do seu Presidente, João Faustino, que apresentou a indústria dos moldes, o seu crescimento, os seus desafios e as possíveis soluções de futuro para esta indústria num contexto de mutação social e industrial.

A fechar o painel, João Oliveira Cortez, Presidente do PIEP, apresentou o percurso do Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, ao longo dos seus 17 anos de existência, elencando vários projetos de mais-valia para a massa industrial e para a sociedade em áreas como o espaço, os transportes, a embalagem e a saúde.

A sessão de encerramento foi presidida pelo Vice-Reitor da Universidade do Minho, Ricardo Machado que congratulou a iniciativa ressalvando o investimento da instituição na investigação científica e tecnológica, quer na vertente do ensino quer na vertente da criação de centros de interface tecnológico no seu campus.

Promovido pelo PIEP, o projeto “Tech Transfer” pretende potenciar o aparecimento de novas soluções, mais sustentáveis, inovadoras e inteligentes, que respondam às necessidades do tecido industrial e que contribuam para a transformação societal criando um fórum alargado de discussão nacional.


Warning: preg_match(): Compilation failed: invalid range in character class at offset 12 in /home/techtransfer/public_html/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/shortcodes/vc-basic-grid.php on line 184
arrow down

Notícias Relacionadas

Registe-se na nossa área de Membro

registo area cliente piep

Para ficar a par de tudo sobre este projeto, subscreva a nossa NEWSLETTER


Deprecated: wp_make_content_images_responsive não é usado desde a versão 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() em substituição. in /home/techtransfer/public_html/wp-includes/functions.php on line 4859
OK